A logística moderna tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento empresarial, e os profissionais dessa área são cada dia mais demandados e exigidos.
Dentre os diversos processos logísticos existentes, o transporte pode ser indicado como um dos principais. Isso porque um negócio só consegue se tornar escalável e conquistar a satisfação de seus clientes quando executa entregas rápidas e de qualidade.
A Norlog está sempre investindo em tecnologia, e isso reflete em um transporte cada vez mais eficiente e controlado. Atualmente, o cliente acha essencial poder acompanhar o andamento do transporte e ter uma previsão clara de quando receberá sua encomenda. Como ela está sempre informada sobre o andamento do processo, consegue se planejar melhor e agir rapidamente em caso de imprevistos.
Utilizamos veículos rastreados para realizar entrega e transferência de cargas e disponibilizamos informações, em tempo real, para acompanhamento de entregas por meio de nossa célula de monitoramento.
Realizamos serviços de distribuição fracionada e carga lotação com frota própria, carreteiros agregados e redespacho por transportadoras parceiras, comprometidas com o nível de serviços e prazos exigidos por nossos clientes.
Para cumprir o objetivo na distribuição, é importante seguir um determinado fluxo, um conjunto de estratégias que envolvem diversas áreas da empresa, como o marketing e o comercial.
Cada uma dessas áreas vai pensar, por exemplo, nas melhores maneiras de se comunicar com o cliente e ouvir as demandas dele, como estocar a mercadoria e quais são os canais de venda mais eficientes.
Produtos são carga preciosa, precisam estar em ambientes próprios, climatizados, protegidos, embalados, identificados, estocados para que a logística vá monitorando todo o seu processo dentro e fora do armazém.
Quando se fala em armazenagem de produtos, fala-se em integração de várias atividades e setores de uma empresa, a saber: • Controle e proteção de produtos semiacabados e acabados;
• Sistemas de estocagem aprimorados;
• Inclusão de novas tecnologias, que devem ser específicas para monitoramento.
Nossa gestão de estoques é feita através sistema WMS e segue processos rigorosos de controle e auditoria. Temos a flexibilidade de adaptação às necessidades dos clientes ao utilizar estruturas de armazenagem porta paletes, drive-in, blocado e também de pequenos volumes (caixas beans e estanteria).
A logística de armazenagem conta com suas próprias regras organizacionais e áreas de trabalho específicas que giram em torno de objetivos comuns.
Saber dominar esta ciência não é simples, sobretudo no atual cenário logístico onde a variabilidade e os novos hábitos de compra estão transformando a forma de operar dos armazéns.
Em uma operação logística na modalidade cross docking, os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, enquanto a equipe do armazém do operador logístico ou transportadora separa e organiza as cargas de acordo com os pedidos, em seguida acomoda os lotes nos veículos de entrega para seguirem viagem para entrega nos destinos finais.
Realizamos a operação de recebimento, paletização, agendamento e entrega para as principais redes de autosserviço e atacadistas, com a rápida passagem dos produtos pelo nosso armazém e sem a necessidade de registro nos sistemas de estoque.
Essa rapidez na entrega da mercadoria certamente contribui para deixar o cliente mais satisfeito, favorecendo a fidelização e a construção de uma imagem positiva para o negócio.
Quando se fala em logística a maioria das pessoas tem a percepção de logística como a última etapa que é a entrega e faz uma associação comum de logística com transporte.
Em mercados cada vez mais competitivos, desenvolver estratégias que ajudam a promover um diferencial é fundamental para se manter no mercado. Especialmente para a logística, que é a responsável por um dos maiores gastos que uma empresa absorve.
Analisamos o fluxo da cadeia de distribuição do cliente e desenvolvemos alternativas para melhorar os prazos de entrega, diminuir a ruptura de estoques e economizar na distribuição dos produtos. Desenhamos, ainda, o fluxo de informações necessárias ao monitoramento dos estoques e das entregas até a sua conclusão, elegendo indicadores de desempenho negociados com o cliente.
Delegar a terceiros a realização de tarefas próprias da logística é uma tendência – visando proporcionar às contratantes maior habilidade para atuar em seu core business.
Mas, em contrapartida, é uma ação que requer cuidados especiais, já que a falta de sintonia e de transparência entre contratante e contratado pode gerar sérios problemas.
Assumimos o planejamento da operação de armazenagem e distribuição do cliente, desde o estabelecimento das normas de recebimento, paletização e estocagem, até a definição de relatórios e KPIs necessários para acompanhamento da operação. Nas operações In House a NORLOG utiliza a mesma tecnologia aplicada em seus armazéns próprios, com o uso de um sistema avançado que agiliza e racionaliza as operações, reduzindo custos e a ocorrência de erros.
Muitos produtos são vendidos em embalagens de tamanhos diferentes, sendo adequadas de acordo com as solicitações. Em algumas operações a preparação das embalagens é aguardada até que se receba o pedido. Isso é possível quando o produto básico é vendido com configurações diferentes ou é apresentado em kits, refletindo as preferências individuais dos clientes.
A acomodação dos bens em embalagens pode ser da responsabilidade do fornecedor, da transportadora ou do operador logístico. Independentemente de quem assuma a responsabilidade desta tarefa, ela implica que se estabeleça qual o tipo de embalagem é o mais adequado à natureza dos bens a expedir. Esta etapa é fundamental para assegurar a chegada dos bens ao destino em boas condições.
Montamos kits para campanhas promocionais e confeccionamos packs para embalagens econômicas, família ou outros formatos e tamanhos. Trabalhamos com o shrink e etiquetagem em revistas. Usamos esteiras dinâmicas, mesas estáticas, seladoras e túnel de encolhimento. Para produtos de maior valor agregado, montamos blisters com selamento em ultrassom para produtos de maior valor agregado.