Cross-docking: você sabe o que é?

Cross-Docking é uma estratégia logística que oferece muitas vantagens!

É um sistema de distribuição no qual o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para uma instalação (armazém). Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor final de forma imediata, ou seja, acontece uma redistribuição rápida.

A expressão de origem inglesa “cross docking” pode ser traduzida como “cruzamento de docas”. Na prática, trata-se de um sistema diferenciado para a distribuição de mercadorias, de maneira que, ao chegarem aos centros de distribuição, já exista toda uma infraestrutura para que as cargas sejam separadas e enviadas a seus destinatários imediatamente, ou no máximo em 24 horas.

Na Norlog, o Cross-Docking funciona da seguinte maneira: os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, enquanto a nossa equipe do armazém separa e organiza de acordo com os pedidos, em seguida o pessoal da transportadora acomoda os lotes nos veículos de entrega, e o seu produto chega até você!

Essa rapidez na entrega da mercadoria certamente contribui para deixar o cliente mais satisfeito, favorecendo a fidelização e a construção de uma imagem positiva para o negócio.

Essa técnica permite a redução de custos com estoque, uma vez que não haverá necessidade de um espaço para guardar itens, no máximo, uma área de separação de pedidos. Além disso, é um processo que agiliza a entrega das mercadorias ao cliente final, já que o CD prepara e envia o produto recebido o mais rápido possível.

Somos especialistas em operação cross-docking. Vai transportar? Conte com quem sabe o que faz!